sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Como usar o Google Analytics como ferramenta para tomada de decisão?

A web analytics é considerada uma poderosa ferramenta de suporte às decisões estratégicas de presença online das empresas, além de um grande indicador para precificar ativos. Se bem interpretados, os dados de acessos proporcionam uma visão ampla da atividade empresarial do site ou da loja virtual e não apenas do seu nível de atividade. Essas são algumas nuances da web análise moderna que atualmente vem se tornando mais importante na tomada de decisões, tanto nas estruturais como nas promocionais ou negociais na administração de um site ou loja virtual.
Independente se for o sistema de coleta de dados Google Analytics ou outro, o importante é conseguir o enquadramento de cada métrica dentro de cada dimensão e aplicar os resultados nas propostas de pesquisas. Vejamos algumas das aplicações desta ferramenta.

  • Ferramenta para melhoria do site: uma das principais funções da análise web é a de funcionar como fonte de dados para o aprimoramento do site, blog ou loja virtual. Por meio dos dados coletados podemos identificar pontos fracos e fortes do site e realizar mudanças que proporciona melhorar o desempenho do site e a experiência do usuário. Várias métricas disponíveis em ferramentas como o Google Analytics, podem nos ajudar a descobrir esses pontos do site e fornecer informações sobre como melhorá-las;
  • Indicador de desempenho: o conjunto de dados coletados pelos sistemas de monitoramento de tráfego, quando interpretados, funciona como uma ótima ferramenta de mensuração do desempenho do site. É necessário tomar cuidado no momento de resistir a tentação simplista de tentar explicar o desempenho de acordo com um pequeno conjunto de métrica de interpretação quase que instantânea como page views, por exemplo;
  • Indicador de continuidade: um trabalho constante de otimização para as ferramentas de busca e marketing digital pode ser facilmente identificado por meio da web análise através de linhas de tendências. Trabalhos continuados de marketing digital tendem a deixar registros bem claros nos gráficos de métricas voltadas principalmente ao número de acessos descrevendo uma tendência contínua;
  • Medida de precificação dos negócios: a web análise tem função de indicador econômico em operações de compra e venda de sites, portais e lojas virtuais, provendo informações úteis sobre o real valor do investimento. A real atividade de um site pode ser rapidamente medida pelo volume de acesso e tempo de permanência de seus visitantes. È comum também o uso de estatística de acesso para a precificação de espaço publicitário em sites de conteúdo;
  • Instrumento de mensuração de campanhas de marketing: esta atividade pode ser por meio de links patrocinados, e-mail marketing ou participação em redes sociais, e as campanhas de marketing digital podem ter sua eficácia avaliada pelo sistema de monitoramento de acesso;
  • Técnicas e metodologia de interpretação: cada segmento possui suas características únicas e, neste caso, é um erro muito comum fazer comparação de resultados entre mercados distintos. Uma taxa de rejeição de 70% pode ser aceita para um determinado tipo de site podendo ser considerada alta para outro tipo de segmento. O próprio Google Analytics possui uma ferramenta para fazer a comparação entre sites semelhantes, o que fornece uma base sobre o que é tido como normal em termos de comportamento de métricas dentro de um segmento de mercado. A interpretação das métricas varia conforme o que se precisa quantificar e por isso treinamentos específicos em web analytics, para poder conhecer as ferramentas disponíveis e a teoria por traz de cada uma dela.

Publicado originalmente no blog do Curso de E-commerce


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