quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Vídeo e-commerce: uma ferramenta de conversão importante para o comércio eletrônico


Devido à crescente visualização de vídeos online, várias ferramentas que trabalham com conteúdo multimídia se popularizaram, ganhando cada vez mais espaço em diversos segmentos. Portanto, uma das grandes forças do vídeo está em gerar conhecimento, engajamento e fortalecimento da marca nos canais digitais de comunicação.
Neste sentido, uma grande tendência para o uso de vídeos online está na venda de produtos de e-commerce. A melhoria da experiência do usuário final e a relação direta entre aumento de vendas e uso de vídeos faz com que esta seja uma poderosa ferramenta de uso em massa. Pesquisa recente da comScore mostra que marcas que utilizam vídeo online tem crescimento das vendas na ordem de 20 a 40%.


Qual a melhor estratégia para usar vídeos em sites de E-commerce?
O uso de vídeos está relacionado a áreas-chave do e-commerce: atração, conversão, engajamento, mensuração.
Trabalhar com vídeos online sugere aumentar a presença na web, o que está fortemente relacionado a redes sociais como Twitter, Facebook e Youtube. Deste modo, sites como o Youtube são uma fonte poderosa de expansão e conhecimento da marca, porém, não mostram a mesma eficiência para uma experiência de in-shop de vendas online.
Por isso, um misto de presença online por redes sociais para atração e expansão da marca na internet, sendo uma ferramenta profissional para retenção, conversão e mensuração são uma excelente alternativa.


Como as Plataformas de Vídeos Online (OVP) podem contribuir com o Vídeo E-Commerce?
Plataformas de vídeos online possuem ferramentas específicas para quem deseja trabalhar com vídeos em e-commerce e aumentar a conversão em vendas e fidelidade dos clientes.
Dentre elas, destacam-se algumas:


Players customizados: Opção de "Compre Agora" dentro do próprio player e após os vídeos;
Viralização: Permitir compartilhamento viral do conteúdo por meio de redes sociais como Twitter e Facebook;
Melhor experiência: Entrega em alta-definição para melhor experiência do usuário com o produto;
ROI: Integração com ferramentas de Analytics como Google Analytics, Omniture e outras.


Como mensurar Vídeos em E-commerce?
Uma das missões mais críticas para a implementação de um projeto de vídeos em e-commerce é estabelecer as melhores métricas para mensurar o resultado. Isto torna o processo de vendas mais integrado com ações de marketing e branding. Algumas métricas já utilizadas para a web ganham força com o uso de vídeos e outras nascem para melhorar a mensuração.


Aumento do tráfego do site: O uso de vídeos naturalmente aumenta o tempo gasto no site já que o conteúdo multimídia possibilita conhecimento aprofundado do produto.
Aumento de visibilidade: Vídeo como parte da estratégia de e-commerce ajuda a melhorar o rankeamento orgânico em sistemas de busca.
Maior engajamento e satisfação do cliente: O conhecimento e a experiência do consumidor com o produto provocam mais cliques ao longo do site.
Diminuição de custos de publicidade e merchandising: A produção para conteúdo de vídeo online é consideravelmente mais barata que a produção para TV.


Fonte: Samba Tech

Fique em sintonia com as inovações da web com a MKX


Nenhum comentário:

Postar um comentário