quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Como os contatos das redes sociais influenciam uma compra no comércio eletrônico?


O Fator-F, de acordo com a pesquisa da agência londrina Trendwatching.com, é a crescente influência dos contatos de redes sociais nas decisões de compra no comércio eletrônico.
Segundo a pesquisa, é vital identificar os consumidores nessas redes, porque é lá que eles estão pesquisando informações relevantes sobre as empresas e seus produtos. Neste sentido, o estudo detalhou cinco aspectos que compõem o Fator-F:

F-Descoberta: Envolve o desejo do consumidor de possuir ou experimentar produtos diferentes e melhores. As pessoas são curiosas e interessadas no que seus amigos e contatos pensam, fazem, comem, lêem, ouvem, viajam e compram, porque muitos deles querem pensar, agir e comprar de forma semelhante. Assim, os consumidores passam a adotar as comunidades, ferramentas e aplicações que lhes permitem descobrir novos produtos e serviços.

F-Avaliação: Por buscar os melhores produtos, os consumidores estão cada vez mais recorrendo e divulgando sites que ofereçam avaliações e opiniões de outros consumidores sobre produtos, serviços e empresas. Nas redes sociais as avaliações feitas por contatos conhecidos ganham ainda mais peso e importância.

F-Retorno: Comentários anônimos muitas vezes não interessam aos consumidores, pois podem não ser relevantes ou de credibilidade. Quando os consumidores divulgam suas intenções de compra nas redes sociais, o retorno de amigos tem maior validade.

F-União: Os consumidores atuais gostam de compartilhar suas compras e experiências com os amigos das redes sociais. Essa sensação de união faz com que outros consumidores não se sintam mais sozinhos em sua intenção de compra, por saberem que o amigo tem o mesmo interesse ou já comprou determinado produto.

F-Identidade: Por sua vez, as empresas estão cada vez mais lançando produtos e serviços personalizados com base no comportamento dos consumidores em redes sociais, como as preferências de um cliente expostas em um perfil no Facebook, por exemplo.

A distinção desses aspectos é apenas para efeito de estudo e compreensão da influência das redes sociais nas decisões de compra do consumidor. Na prática, eles operam como um todo que pode ser decisivo para a compra de um produto ou na contratação de um serviço.

LEIA MAIS SOBRE O FATOR-F NO POST ANTERIOR.

Fonte: www.ecommercenews.com.br

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