terça-feira, 6 de setembro de 2011

Como a sua empresa pode se destacar nas buscas da internet?


Atualmente, vários empreendedores e executivos do mundo online e offline se dão conta da necessidade de estarem bem posicionados nos resultados de sites de busca. Para muitos, aparecer ou não na primeira página de um mecanismo de busca como Google ou Bing é a diferença entre o sucesso e fracasso de seu negócio.

Pagar por cliques em campanhas de links patrocinados pode não ser eficiente ou economicamente viável para todas as empresas, restando apenas à opção de aparecer nos resultados naturais, ou seja, os não pagos. Por uma limitação matemática e para desespero de muitos, só existe um primeiro lugar, e geralmente só são exibidos 10 resultados na primeira página.

Os mecanismos de busca utilizam em torno de 200 variáveis em constante mutação para definir o posicionamento de cada site. Ao invés de tentar mapeá-las, existem algumas regras básicas que você pode seguir:


  • Escolha as palavras-chave corretas: você deseja aparecer na primeira página do Google, mas já parou para pensar para quais palavras? É comum ouvir de clientes frases como “quero aparecer em primeiro lugar para a palavra ‘carros’”. Entretanto, quem digita apenas “carros” no Google? Provavelmente uma criança de cinco anos atrás de fotos do Lightning McQueen, o carrinho vermelho e tagarela do filme da Disney. Por isso, seja o mais específico possível, para conseguir atingir de forma objetiva seu público-alvo;
  • Conquiste o topo por mérito: sites como o Bing existem para oferecer aos usuários os resultados mais relevantes possíveis às buscas efetuadas. Olhe para o seu site e pergunte-se: “Eu mereço estar na primeira posição, na primeira página dos resultados? O meu site é o melhor? É o que tem o conteúdo mais relevante do meu setor? Sou a empresa com mais tempo de mercado, a mais conhecida?”. Avalie suas respostas e melhore o seu site com conteúdos interessantes;
  • Mil palavras valem muito mais do que uma imagem: site de busca, como o Google, lê e interpreta o texto do seu site para determinar sobre o que este se trata e calcular em que posição deve aparecer para cada uma das palavras lidas. Um site muito gráfico e com pouco texto pode ser excelente para transmitir um conceito diferenciado, mas não ajuda em nada ao Google decifrar o seu conteúdo;
  • Seja o mais votado: o Google criou um mecanismo similar a uma eleição chamado de PageRank, onde ao invés de votos, as páginas na internet que possuem uma maior quantidade de links apontados tornam-se mais propensas a se destacar nos resultados de busca. Ou seja, quanto mais referenciado for o seu site, maiores são as chances dele subir de posição.

Fonte: MSN

Nenhum comentário:

Postar um comentário